Plano Interno de Gestão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – CAMPUS FLORESTAL
PLANO INTERNO DE GESTÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA MULTIUSUÁRIO

O Núcleo Multiusuário (NM) da UFV-Campus Florestal (CAF) tem a missão de promover a geração de conhecimento de alto impacto no contexto da produção científica, formação de recursos humanos e interação com instituições públicas e privadas de diferentes segmentos da sociedade. A estrutura do NM-CAF compreende um espaço físico operacional de 240 m2 com diversos equipamentos obtidos a partir do apoio de editais de fomento da FINEP (CT-INFRA 01/2010; CT-INFRA 01/2013 e CT-INFRA 03/2018) e CAPES (Pró-equipamentos 11/2014). Este documento estabelece o plano de gestão do NM-CAF no contexto de logística e sustentabilidade apontados da IN nº10/2012 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Modelo de gestão do Núcleo Multiusuário do Campus UFV-Florestal (NM-CAF)

O NM-CAF possui modelo de gestão compartilhada e participativa para toda a comunidade acadêmica. O seu regimento interno aprovado pelo Conselho Universitário da UFV (Res. nº 14/2018/CONSU) estabelece a estrutura de gestão composta de Colegiado, Coordenação e Corpo Técnico-Administrativo. O plano de compartilhamento dos equipamentos do Núcleo Multiusuário do Campus UFV-Florestal (NM-CAF) é maximizado através do SAEM, onde a agenda pode ser acessada (https://www3.dti.ufv.br/dti/saem/ufv/laboratorios/83/), auxiliando no planejamento das atividades de pesquisa e empreendedorismo vinculadas ao NM-CAF. Isso garante transparência e acesso democrático aos equipamentos, sem concessão de privilégios. Além do SAEM, as informações específicas sobre os equipamentos também são disponibilizadas no site do NM-CAF (nm.caf.ufv.br), como normas de funcionamento, custos para utilização de cada equipamento (em função do tempo de uso), e possíveis aplicações.

Os recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e expansão do NM-CAF são provenientes de recursos oriundos de agências de fomento como FINEP, FAPEMIG, CAPES e instituições públicas ou privadas. A estrutura existente visa atender as demandas da UFV e de empresas e órgãos públicos e privados, de diferentes segmentos da sociedade. Os custos de utilização de cada equipamento e do espaço físico (preparo de amostras) variam em função da natureza do usuário, com preços diferenciados para usuários da UFV*, de outras instituições públicas ou de usuário particular (incluindo empresas privadas).

*Obs.: Usuários da UFV-CAF poderão fornecer reagentes e itens de consumo como crédito de pagamento pelos serviços prestados pelo NM-CAF.

O usuário deverá comprometer-se à:
1) pagar, conforme tabela vigente (vide tabela de preços no campo Equipamentos no site nm.caf.ufv.br), os valores referentes a utilização dos equipamentos e demais facilities do NM-CAF. Serviços realizados pela equipe técnica do NM-CAF dependem da disponibilidade desta e terão acréscimo de 20% para usuários daUFV e de 100% para outro tipo de usuário.
2) prover os materiais de consumo necessários para preparo e análise das amostras (caso não seja possível, estes serão fornecidos pelo NM-CAF, com custo adicional).
3) fornecer amostras adequadas ao uso nos equipamentos do NM-CAF. Usuários com amostras inadequadas não serão atendidos. O “atendimento sem apoio da equipe técnica” é de competência integral do usuário. Ele deverá ser capaz de manusear o equipamento em todas as suas etapas e se responsabilizar por eventuais danos cometidos à infraestrutura do NM-CAF.
4) a equipe do NM-CAF não tem a responsabilidade de preparar, guardar a amostra e interpretar os resultados.
5) fazer referência ao NM-CAF e agradecer as agências financiadoras dos equipamentos (Fapemig, FINEP, Capes) em toda publicação técnico científica decorrente do trabalho desenvolvido utilizando equipamentos do NM-CAF.
6) encaminhar uma listagem com todos os produtos gerados a partir do uso do equipamento para o e-mail do NM-CAF (nmcaf@ufv.br).

Os recursos financeiros gerados via prestação de serviços do NM-CAF à comunidade, serão incluídos em um centro de custo, tendo como fundação de apoio a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE). Dos recursos financeiros captados via contratos, acordos de cooperação ou convênios com a FUNARBE serão destinados 5% do valor total para a cobertura de despesas operacionais e administrativas necessárias à sua execução. Os recursos financeiros auferidos, descontadas as despesas incorridas pela Fundação de Apoio, serão reinvestidos no NM-CAF, podendo parte destes recursos (até 15%) ser utilizado pela Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação (DPQ), em ações de promoção do desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação no CAF.

Anualmente, a coordenação do NM-CAF deverá apresentar à DPQ o relatório de prestação de contas do exercício e avaliação de cumprimento das metas. Os dados gerados serão utilizados para a composição do relatório de atividades, conforme regimento geral.

Equipamentos e materiais do Núcleo Multiusuário (NM) ou cedidos ao órgão

O NM-CAF abriga equipamentos de grande porte adquiridos por meio de projetos institucionais e individuais. O NM-CAF abriga um setor de cromatografia, um setor de microscopia e análises químicas e em seu espaço físico ainda reserva local para instalação de novos equipamentos multiusuários que poderão ser adquiridos ou cedidos no futuro. Os Institutos de Ciências do CAF poderão ceder equipamentos ao NM-CAF, por meio de projetos aprovados pelas agências de fomento ou por meio de transferência de patrimônio, com prioridade de uso dos mesmos. Após a cessão, o equipamento será disponibilizado para uso à toda a comunidade acadêmica e usuários externos, conforme o modelo de gestão estabelecido pelo NM-CAF. Os custos de aquisição, manutenção e consumíveis desembolsados pelo(s) pesquisador(es) do CAF envolvidos na cessão poderão ser utilizados como contrapartida para o uso do equipamento no NM-CAF.

Práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços no NM-CAF

O funcionamento do NM-CAF ocorre em concordância com as diretrizes e objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU; https://brasil.un.org/pt-br/sdgs). As seguintes ações fazem parte das práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços do NM-CAF:

  • Adotar medidas para promover um ambiente físico de trabalho seguro e saudável;
  • Reduzir o uso de material de consumo compreendendo papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão;
  • Fazer diagnóstico da situação das instalações elétricas e propor as alterações necessárias para redução do consumo;
  • Desligar luzes e monitores ao ausentar-se do ambiente;
  • Fechar as portas e janelas quando o ar condicionado estiver em funcionamento;
  • Aproveitar, quando possível, as condições naturais do ambiente de trabalho – ventilação, iluminação natural;
  • Realizar levantamento e monitorar, periodicamente, a situação das instalações hidráulicas e propor alterações necessárias para redução do consumo;
  • Promover a implantação da coleta seletiva e a destinação sustentável dos resíduos coletados no NM-CAF;
  • Garantir a segurança e acesso do pessoal da limpeza, visando à racionalização em razão do real dimensionamento da área e periodicidade;
  • Adotar medidas para avaliação e controle da qualidade do ar nos ambientes climatizados;
  • Realizar manutenção ou substituição de aparelhos que provocam ruídos excessivos no ambiente de trabalho (exceto àqueles inerentes ao uso dos equipamentos);
  • Dar preferência à aquisição de bens reciclados ou recicláveis;
  • Priorizar, quando possível, o emprego de mão de obra, materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local;
  • Auxiliar a prestação do serviço de vigilância ao conferir os acessos ao prédio nos momentos de entrada/saída e informar imediatamente alguma ocorrência;
  • Fomentar compras compartilhadas com outros órgãos do CAF.
  • Informar ao final de cada ano, no relatório final, a consolidação dos resultados encontrados e a identificação de ações de sustentabilidade para o ano subsequente.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados